18 fevereiro, 2013

Notícias - Sistema de correntes descartado!

Olá amigos, como de fato, eu venho trazendo notícias sobre o gerador que estou construindo.

Hoje 18/02/2013 foi um dia bem corrido e ao mesmo tempo satisfatório, a loja cujo fechei um pacote de ferramentas cancelou automaticamente a venda comigo (para quem sabe, tinha anunciado que iria comprar algumas ferramentas para poder trabalhar no projeto) mas isso não foi motivo de desanimo, aproveitei e fechei com outro concorrente  um pacote de ferramentas, comprei várias coisas, chaves de boca, parafusos, serra tico-tico, pontas para jogo de brocas e pontas de aparafusar, furadeira, abafador auricular e entre outros, logo após a compra fui imediatamente para casa já com a mão na massa para trabalhar no projeto, que no entanto remontei toda sua estrutura, mas de forma aperfeiçoada e aproveitei é claro, e fiz uns testes, veja abaixo as informações dos testes:



Montagem:
Na re-montagem do projeto, eu usei a madeira que foi doada por uma empresa perto de minha residência como já dito, infelizmente está cheio de grampos e tive que retirar todos já que não pode serrar com os grampos, claro. No entanto ficou uma montagem excelente, com "todas" as ferramentas adequadas para trabalho eu fiz tudo o que queria e o resultado foi uma estrutura robusta e bem desenvolvida, que de cara já resolvi um antigo problema que era a vibração em excesso, então na montagem o projeto esta se saindo bem e pretendo continuar melhorando o mesmo.

Testes:
Antes mesmo de efetuar à compra das ferramentas de trabalho eu elaborei um teste no projeto que me animou muito continuar com o sistema de correntes (que são correntes de bicicleta no projeto) o que fiz foi instalar guias de correntes, porém de inicio eu montei um com peças que tinha e no entanto não ficaram boas, mas no teste os discos alcançaram a rotação máxima prevista sem soltar as correntes por 10 segundos, então me animei e fui comprar guias de correntes melhores, paguei R$32,00 em dois guias de correntes que na verdade é o pião da bicicleta adaptado para ser guia. Na montagem eu consegui apenas colocar um pião pois o outro ficou muito apertado e não quis cortar mais a madeira se não ia comprometer a estrutura, mas ficou no jeito e fui animado para testar, quando de repente o esperado, a corrente se solta mais uma vez, reajustei e testei, a corrente volta a se soltar mas dessa vez se arrebenta, apesar de ter conseguido recupera-la, eu tirei novas conclusões que não estava prevista em projeto e então voltei a prancheta de rascunhos.

Conclusões:
Hoje foi um dia que rendeu muito, fiz testes e mexi bem no projeto, porém a conclusão que tirei foi de que o sistema de correntes infelizmente será descartado! Estou muito feliz por isso pois já esperava que poderia perde tempo com esse sistema, pois as correntes são ineficientes quando se trata de alta rotação, na bicicleta é diferente, a rotação é mais baixa e o torque é feito de uma coroa maior para um pião menor que são preparados fisicamente para trabalharem de forma funcional que não foi o meu caso, a adaptação ficou perfeita, aparentemente funciona e de cara parece bem montado, mas como disse não é eficiente, sua vibração precisa ser mínima e o sistema tem que ser muito bem alinhado, além de se soltar fácil encontrei outros problemas, o ruído é maior do que em sistemas de correias, as correntes necessitam lubrificação a cada tempo e o pior é que se mesmo funcionando, até durante o transporte da estrutura pode comprometer o sistema e vim a soltar, esbarrar também durante o funcionamento é uma possibilidade que não descarto. Então amigos, é isso, é certo que eu tive um prejuízo nesse sistema de correntes mas vou sim sem dúvida investir agora no sistema de correias e planejar bem para tentar alcançar o melhor sistema possível a ser aplicado e assim que tiver novidades estarei publicando, obrigado pela atenção.

Nenhum comentário: