22 novembro, 2011

Transformadores são uma verdadeira pérola!

Pessoal não podemos deixar de homenagear esse grande invento do mundo eletrônico e elétrico, os transformadores são bobinas condutoras de energia que de certo modo de trabalho geram um campo magnético, com resultado, converte a energia em um formato diferente para determinados tipos de atuação.

Como apresentação eu trago a vocês um transformador não muito conhecido no meu Estado (ES), mas para quem é da Bahia ou estados e cidades que possuem 220v em sua região conhecem muito bem essa invensão. Trata dos "Transformadores conversores" que são transformadores capazes de converter 220v em 110v ou vice versa de maneira muito simples e funcional (foto ao acima), incrivél não?

Para você que não conhecia esse transformador, saiba que ele é "milenar"! Isto é.. muito antigo! É muito ultilizado no mundo da eletrônica e elétrica, você por exemplo leitor do blog está com um transformador a menos de 1 metro de você (computadores usam transformadores) Podemos citar diversos exemplos, pois existem muitos tipos de transformadores, desde carregadores de celular até postes de energia. Podem ser primos, tios e vovôs mais são todos da mesma familia de transformadores pois graças a eles temos a energia "instável" que temos.

Em projetos!
Essa é a melhor parte do post! :-) Saiba que os transformadores podem ser usados para multiplicar a voltagem como citado anteriormente nos transformadores inversores, mas de forma que duplique a energia e não divide a menos, exemplo, se você tem 12 volts e precisa de 14volts ou aproximado, você pode usar um transformador, de fato é preciso um transformador para esse tipo de função, sabemos que cada transformador tem um resultado diferente devido a seu formato interno, espessura do fio de cobre e numero de voltas dadas na bobina, mas não desanime! Se você tem algum projeto que em alguma parte esta tendo perca de voltagem, você pode usar sim um transformador para duplicar a energia e estabilizar a voltagem, dependendo do projeto é preciso usar capacitores para que possa segurar a energia de forma instável, mas isso é outra conversa... Pesquise mais sobre o assunto e saiba como você poderá usar um transformador em suas idéias!

Quem sabe não inventam transformadores para serem usados em internet para duplicar nossa velocidade... xD

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa noite caro amigo, conheci seu Blog por acaso hoje enquanto pesquisava sobre o motor de perendev. Gostei prakas do seu material, linguagem simples e muito informativo...sou grande fã dos transformadores também e tenho vontade de fazer um em casa, pequeninho, você sabe me dizer se é possível fazer isso?
Fica ae uma dica para um futuro post caso se interesse também!
Parabéns pelo Blog!