22 novembro, 2011

Diodos, os inimigos da energia Alternada!





Você sabe o que é um diodo?


Para começar um diodo é muUUuuito ultilizado na eletrônica e na elétrica, com um diodo ou também conhecido como varicap é possível cortar uma energia "inxirida" de forma que só passe a energia que o diodo quer, o melhor exemplo disso é uma valvula ou tornera, a tornera só passa a quantidade de água determinada na quantidade de voltas dadas na rosca, no diodo é a mesma coisa, a rosca seria como o valor da variação do diodo tendo em si o trabalho de controlar a energia que passa por ele. Existe diversos tipos de diodos, pode ser visto alguns tipos na imagem acima, cada um para determinado tópico de função.


Veja abaixo uma imagem de um bom exemplo:
Na imagem acima é possível perceber dois quadros simulando uma corrente de energia, na imagem 1 é uma corrente alternada onde NÃO possúi um eletrodo, por tanto sua variação é negativa e possitiva em um ciclo "perpétuo". Na imagem 2 é possível identificar claramente o funcionamento do diodo, percebe-se que com o diodo a energia fica somente positiva sendo então "estabilizada" (esse "estabilizada" seria de forma que não fique negativa no exemplo, sabemos que para ter uma energia instável sem variações é preciso de um conjunto elétrico constituido de resistores e capacitores, pesquise sobre o assunto).

Aplicação em projetos: Se você está desenvolvendo algum projeto saiba que o diodo pode ser muito importante tendo bons resultados, por exemplo, se você tem um gerador que envia energia para uma bateria, você pode bloquear com um diodo a energia de forma que ela não volte para o gerador e tenha somente como objetivo em sair do gerador para a bateria sem volta em apenas um ciclo ou direção. Saiba que é importante identificar o tipo de diodo que você usa para a função desejada, vimos que existem diversos diodos no mercado e cada um além de ser diferente tem um valor, mesmo que seja igual e de mesmo tamanho e modelo também podem possuir o valor diferente, se o diodo for usado incorretamente, não irá funcionar, terá super aquecimento e poderá queimar. Pesquise! Conheça mais na internet sobre os diodos e suas variações, vale apena!

Nenhum comentário: