06 dezembro, 2011

Turbulência na tensão? Eis a solução!

Você já tem seu gerador de 12 volts? Para quem pretende construir um gerador de energia que trabalhe com 12 volts e esteja preocupado em estabilizar a energia, não precisa mais se preocupar, isto por que existe no mercado um aparelho estabilizador de voltagem muito eficiente e também muito vendido no mercado (para quem não sabe o mercado do Brasil já tem isso a muito tempo), principalmente para aqueles que possuem energia solar no porte adequado.

O aparelho da foto se trata de só mais um dos milhares de estabilizadores de 12 volts do mercado, nele além de deixar a energia em uma voltagem "fixa" tem muitos recursos, como proteção da bateria, proteção do painel solar ou do aparelho que fornece a energia, proteção de saida de 12 volts e muito mais... depende muito do modelo, existem também modelos mais robustos que possuem display lcd com informações sobre a energia distribuida em si, é um aparelho que vale apena ter se você já tem um gerador de 12 volts.

Qual a importância disso?
Muitos projetos (principalmente os brutos da web) não tem nenhuma especificação de saida de energia, isto é... não tem estabilizadores de tensão para trabalharem perpetuamente, isso é muito importante, para garantir desempenho, durabilidade e funcionamento da sua bateria e do seu conversor é preciso que a energia seja instável de forma que ambos os equipamentos trabalhem na voltagem que foram feitos para funcionarem.

Como funciona?
Simples, digamos que eu tenho uma "fonte preciosa de energia" que manda uma voltagem entre 10 volts e 13 volts para uma bateria de 12 volts de modo que carregue o mesmo, só que nisso a bateria estaria sofrendo um dano irrevessivel pois essa fonte de energia manda um valor irregular, nisso a bateria iria produzir uma energia de forma incorreta prejudicando em si todo o esquema elétrico, mas é então que entra o estabilizador de tensão para organizar tudo isso e por fim solucionar o problema do circuito.

É muito caro?
Desta vez até que nem tanto, é possível encontrar estabilizadores entre 70 a 300 reais dependendo do modelo e a função desejada como dito tem muitos modelos no mercado, cabe você analisar qual o melhor para sua necessidade, esses controladores de carga foram criados para solucionar o problema de quem tem energia solar, a procura desse aparelho é muito comum por tanto é muito fácil encontrar no mercado Brasileiro e internacional, se sua cidade não tem vale apena pesquisar e procurar na internet sobre esses aparelhos pois na internet também são faceis de encontrar sendo assim cabe o usuário uma pesquisa e um orçamento bem feito.

Caro usuário, não saia por ai investindo em estabilizadores de tensão, apesar de serem eficientes e comprovarem seu funcionamento, não é todo projeto que ele funciona, na verdade o que estamos falando aqui é de um estabilziador de tensão de energia solar (placas solares) mas com a possibilidade de adaptar em projetos que forneçam a energia semelhante a uma placa solar, é importante que você saiba corretamente quanto seu projeto produz e se realmente está funcionando! É isso mesmo, não é ser ignorante, mas não é difícil encontrar pessoas que sairam investindo em projeto sem primeiro estudar detalhadamente seu funcionamento e arriscar sem ao menos um protótipos criado. Em caso de dúvidas use multimetros para saber a voltagem e a amperagem correta e boa sorte no projeto!

OBS: Essa postagem foi publicada de forma rápida em condições precárias, não há revisão do texto acima até presente momento.

Nenhum comentário: