18 novembro, 2014

Como conseguir madeira grátis e reciclável para projetos?

(Foto: Madeira que consegui gratuitamente e reciclável.)
Ola amigos, boa tarde, não me recordo de já ter criado essa postagem, se repeti, quem perdeu é uma boa ver esse excelente dica.

Como conseguir madeira grátis e reciclável para projetos?
Projeto planejado, desenhado e fechado teoricamente, mas agora que vem o pior, como conseguir o material base para construção do mesmo? Nisso eu trouxe uma excelente postagem que vai ser muito ultio para quem precisa de começar a adquirir material, assim estarei focando na madeira, a onde será desenvolvido o primeiro protótipo do projeto, e o melhor de tudo, gratuitamente e reciclável.

Bom, a princípio, a base de um projeto protótipo geralmente é a madeira, pois oferece mais flexibilidade na hora de fazer adaptações e mudanças, ao contrário do ferro soldado ou plástico, que exige mais tempo, precisão e experiência, de modo que o trabalho muitas vezes precisa ser "definitivo" ou sem intenções de mudanças, assim a madeira supera os demais materiais na hora de fazer as primeiras montagens para então uma garantia certeira de que quando for passar para outro material de melhor acabamento, o projetista não ter problemas, em resumo, a madeira seria um molde perfeito para o primeiro protótipo, mas afinal, como colaborar com um mundo ecologicamente correto usando madeira sem prejudicar o meio ambiente? Simples! A solução vem da reciclagem, muitas empresas usam madeira para embalar máquinas pesadas, pois as caixas de papelão e isopor não seriam o suficiente, tendo uma chance de estragar as máquinas no transporte, assim as empresas optam por criar uma caixa ou gaiola de madeira, porém a maioria das empresas que recebem esses produtos embalados dessa forma, acabam jogando a madeira no lixo comum, sem qualquer reciclagem ou separação do material, ai entra essa ideia magnífica, veja o exemplo:

(Foto: Uma máquina de solda "embalada" em uma gaiola de madeira)
Assim, diversas lojas de máquinas jogam fora diariamente essas madeiras, que por sinal são muito boas, a primeira foto mesmo dessa postagem, é possível ver a qualidade da madeira que consegui esses dias, a onde estava passando em uma rua de carro em pleno sábado a tarde, e vi no lixo diversas madeiras, selecionei essas e trouxe para casa (gostaria de ter trago tudo...), com ela irei terminar a outra etapa do meu projeto (para saber mais a respeito, clique em "meus projetos"), se der sorte você pode até encontrar com partes já montadas, pronto para fechar uma gaiola resistente e montar o projeto, aproveito para dizer que eles costumam usar um grampo muito forte e que é mais viável cortar a madeira do que tira-los, que aqui cabe o projetista ter muito cuidado, de preferência usando luvas e óculos, e também se for cortar obtenha parafusos de madeira, que em pacote são baratos e excelentes para trabalhar, garanto que o serviço fica perfeito se tiver paciência, tempo e ferramentas adequadas, assim não vejo outra solução para o desenvolvimento de um projeto protótipo, a onde as primeiras adaptações são desenvolvidas, obtendo muita criatividade, cuidado e claro, mantendo a ideia da reciclagem. Espero que tenha gostado, mas e você? Consegue madeira reciclável também? Teria uma dica para compartilhar? Se puder deixe um comentário, agradeço o feedback. Em breve novas publicações!

Nenhum comentário: