13 dezembro, 2012

Multímetro - Um breve comentário

Você tem um multímetro na bancada de trabalho? Saiba que o multímetro não é só para quem trabalha com eletrônica, tudo que envolve energia seja limpa ou poluente, para você poder medir um componente, entender sua polaridade e outros, é necessário um multímetro,
como o próprio nome já diz, o multímetro é um equipamento com múltiplas funções, nele é possível detectar se um componente está queimado ou mesmo a voltagem de um circuito, o multímetro é uma ferramenta fundamental para testes na eletrônica, até um tempo esse aparelho era caro e sua compra era complicada, mas hoje os preços despencaram e é possível encontrar multímetros bem baratos.

Pesquisando na internet eu encontrei um conteúdo excelente sobre multímetro, eu dei uma lida e vale apena, é tão bom que faço questão de compartilhar, segue o link:

http://sombox.com.br/sonorizacao/como-utilizar-multimetros/

Algumas pessoas podem perguntar, qual comprar? Olha, para ser sincero, não tem como especificar exatamente um modelo, eu tenho dois aqui, um digital e um analógico, de fato eu prefiro o digital por ser rápido e prático, já o analógico é bom também e é até mais preciso, porém para usuários iniciantes no ramo de eletro-eletrônica, exige mais atenção, mas já trabalhei muito tempo com o analógico e supriu minhas necessidades por tanto não da pra recomendar, fora esse detalhe existem outros itens a serem verificados na compra de um multímetro como por exemplo, suas funções, como é um equipamento de múltiplos recursos, sempre existe alguma função a mais ou a menos, como por exemplo, medidor de amperagem ou até mesmo medidor de rotação, que de fato é bem interessante mas é claro que quanto mais requinte, mais caro fica o equipamento.

Multímetro digital Minipa Modelo: ET-1002
Acima tem uma foto do multímetro que tenho aqui para uso geral, se trata de um Minipa ET-1002 ele tem a função bip para medidas simples, medidor AC/DC e possuí soquete para medir transistor e muito mais, é uma das melhores marcas de multímetros do mercado e atende muito bem as minhas necessidades, e outra, ele é bem barato, na internet você encontra ele por menos de 40 reais, o meu eu paguei na faixa de 55 reais pois tive que comprar uma bateria já que não veio incluso, porém nunca me deixou na mão e é um ótimo equipamento para medições em geral, é claro que é básico e existem melhores no mercado, mas a intensão dessa postagem é compartilhar o link do conteúdo sobre o multímetro e fazer esse breve comentário sobre esse equipamento que é fantástico! Espero que gostem, bons testes!

Nenhum comentário: