21 junho, 2012

Ceará com energia simples e Limpa!

O Brasil conta com uma faixa litorânea de aproximadamente 8 mil quilômetros e começa, agora, a aproveitar o potencial energético oferecido pelo movimento das ondas do mar. A usina de ondas do Porto de Pecém, a 60 quilômetros de Fortaleza, Ceará, vai abastecer o porto onde está instalada. Apoiado pelo governo do Ceará, trata-se de um projeto piloto, financiado pela Tractebel Energia por meio do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica, que vai servir para analisar sua viabilidade.


Dois braços mecânicos suportam grandes boias em uma das extremidades e sobem e descem de acordo com o movimento das ondas, acionando dispositivos dentro da usina à beira-mar, onde água doce é pressurizada para criar energia elétrica de forma parecida com a utilizada nas usinas hidrelétricas. A diferença é que ao invés de haver uma queda d´água para girar turbinas, é essa água doce pressurizada pelo movimento das ondas do mar que oferece o movimento necessário para gerar a energia. Além do apoio do governo estadual, o Ceará foi escolhido por contar com ondulação praticamente constante, graças aos ventos alísios, que também tornam possível gerar energia eólica pela metade do custo exigido por esta novidade acionada pelo movimento das ondas do mar.

Fonte: http://style.greenvana.com/

O Blog:

Parabéns Ceará por essa atitude! Para quem está pesquisando sobre energia alternativa, sabe que esse método de aproveitar energia a partir do balanço das águas é antigo, nos EUA já tinha projetos como esse e semelhante ao mesmo, e até hoje existe alguns em fase de teste que não são divulgados facilmente pela mídia, não sei se existe proteção política e empresarial no meio dessas divulgações pois sabemos que a energia alternativa bane muitas outras potências como o petróleo e a energia nuclear que são sim grandes poluentes sem contar com o perigo para nossa saúde. Tomara que essa idéia seja compartilhada com grande escala de maneira que possamos conhecer o poder das energias alternativas, é sim possível tirar aproveito de muitos recursos naturais como o simples balanço das ondas, mas o que falta é investimento e conhecimento, apoie esse trabalho, divulgue o mesmo e aproveite para observar se os políticos apoiam também esse trabalho. Fica aqui nossos parabéns para o Ceará nessa grande atitude!

2 comentários:

Daniel disse...

Oi !
Eu tenho um projeto para testar um gadget que fornece energia a outros gadgets utilizando hidrogênio. Visite o projeto e se possível me ajude !

http://www.indiegogo.com/hydrogen?a=873431

Ariel disse...

Obrigado Daniel pelo comentário, estarei avaliando o material indicado e ver o que possível.