18 junho, 2010

Tirando energia do ímã:

Galera, as vezes as pessoas se perguntam... "Como posso aproveitar a energia de um ímã ou fonte magnética?" A resposta é um pouco complexa mais o conceito é simples, então vamos lá...

Ao lado você pode ver uma bobina feita pelo Xaron em casa mesmo usando fio de cobre enrolado em um bastão de aço para moldagem, provando que qual quer um possa fazer em casa sem custo já que esse material pode ser encontrado em motores e transformadores velhos sem uso.

Funciona assim... os elétrons livres é a energia estática invisível que situa no ambiente (nosso redor) e que só pode ser captada e reaproveitada através de algum meio de armazenamento ou produção onde além de captar faz com que os elétrons se move em um curto circuito, podendo assim aproveitar a energia em uma fonte de condução. Brutalmente, um dos meios de captação é utilizando fio de cobre, que é um ótimo condutor e os elétrons se armazena facilmente, mais como os elétrons se armazena? Simples, eles ficam alojados no fio de cobre devido a sua química (química do material de cobre) aguardando uma força cinética para move-los, um fio reto armazena muito pouco elétrons e sua extração é "mal reaproveitada" pois precisa de uma energia maior para sua movimentação e empurrar os elétrons para que possa ir até seu condutor (por isso que cada fio tem seu tipo de uso e cada tamanho precisa de um determinado nível de voltagem ou amperagem para compensa a seu acesso de condutor a condutor que então já entra outro assunto,) Já o fio enrolado em forma de bobina como da foto os elétrons livres ficam armazenado facilmente (pela sua dificuldade de acesso as extremidades) e com mais intensidade do que o fio reto que precisa de uma "fonte eletro-estática" para mover seus elétrons, (que então é a melhor e tal vez a única maneira de captar sua energia) a bobina pode ser a eletricidade como no fio reto e também pode ser uma energia magnética que é AQUI QUE ENTRA O ÍMÃ, os ímãs tem uma energia magnética muito boa que pode ser muito bem reaproveitados em bobinas pois sua combinação é exata, veja por que... Os elétrons de uma bobina precisa de uma força eletrostática para sua movimentação, o magnétismo (ímã) oferece essa força de forma que os elétrons sejam captados com seu magnetimo e ainda seja movimentado, tendo assim uma fonte de energia, É por isso que ao girar aquele motorzinho de brinquedo (quem nunca fez isso...) ligado a uma led, o led acende conforme giramos ou conforme a força de giro, pois assim os elétrons se move com mais intensidade e obviamente torna a energia maior, agora imagina esse motorzinho do tamanho de um carro? Não é atoa que até hoje as usinas hidrelétricas usam esse método e com a força da água produzem energia.

Esperamos ter ajudado, apesar de que com certeza irá aparecer alguém que saiba mais que nós nisso, é somente uma breve explicação do que sabemos, para quem gostou da postagem, agora é só pesquisar mais e criar suas próprias idéias de projetos onde podem tentar reaproveitar o que foi dito.

Um comentário:

Anônimo disse...

estude um pouco antes de escrever tanta bobagem!