11 junho, 2012

Parabéns São Paulo!

Você deve está se perguntando ao ler esse título, mas por que os parabéns para a cidade de São Paulo se não esta comemorando seu aniversário. Pois saiba que a cidade de São paulo está de parabéns, pois se houve uma iniciativa muito boa em questão de energia alternativa. Recentemente foi aprovado um acordo incluindo a prefeitura, a Nissan e a empresa de luz elétropaulo em liberar para as ruas um teste exclusivo no Brasil! A idéia é disponibilizar veículos elétricos operando como táxis para que possa assim conquistar o mercado apresentando um veículo de energia alternativa. Veja a reportagem completa no link abaixo:

http://quatrorodas.abril.com.br/noticias/sp-inicia-programa-piloto-taxi-eletrico-322610_p.shtml

Depois de receber essa notícia fiquei muito feliz e inclusive fiz um comentário que então não pude deixar de compartilhar aqui. A idéia de trabalhar veículos elétricos com taxistas, é perfeito, lembra do início da era GNV? Pois é, por se tratar de um gás perigoso e cheio de questões que fez com que até hoje ainda não é o favorito dos motoristas, tanto é que a adaptação nem sempre é agradável, mas não vamos entra nesse assunto de gás natural, só lembrei disso pois o gnv não era atrativo para as pessoas até que no Rio de Janeiro os taxistas optaram por ter em seus carros devido ao preço da época, que deu? Explodiu! Virou febre, foi uma grande conquista, pense, os taxistas andam com o carro até mais do que 24 horas em determinados casos, é um teste rigoroso, pois são viagens longas, pequenas e terrenos diversos, outro fator é que por ser um veículo de uso particular por muitos usuários, logo então lembramos que existe quase sempre um diálogo do "motorista com o carona" como aqui estamos falando de um veículo elétrico, logo podemos ter a chance do próprio taxista compartilha o desempenho do carro e suas vantagens, é então que pode se expandir como no gnv citado.

No caso do gnv a conquista não foi maior pelos problemas que o gnv oferece como, adaptações, preços e entre outros, fora o problema de não encontrar gnv em todos os postos. Mas como o assunto é energia elétrica, sabemos que os fabricantes já desenvolvem os veículos elétricos de forma que podemos carregar em casa mesmo ou até em estações de energia alternativa como estacionamentos onde possui uma cobertura de placas solares proporcionando sombra e energia para os veículos elétricos. Vejam, as coisas são simples, basta uma questão de investimento e conhecimento, o Brasil ainda está muito atrasado, eu tenho um carro a gasolina mas não tenho escolha, não existe carros elétricos nas ruas, não existe propaganda, não existe influência do governo, não tenho vizinhos com carro elétrico e entre outros, ainda falta muito investimento, vamos divulgar essa idéia e mostra que a energia alternativa pode ser um grande avanço para humanidade.

Lembre-se que com a conquista de veículos elétricos no mercado pode abrir mas portas para quem desenvolve projetos que produzem energia limpa, basta uma questão de tempo e oportunidade!

Pesquise sobre o assunto, não podemos só parabenizar São Paulo e a Nissan por essa idéia, também outras montadoras como GM e a Fiat do Brasil já possui carros elétricos nas ruas.

Nenhum comentário: