31 março, 2010

Protótipo 01 - Perendev

Primeiro Protótipo Oficial Exclusivo:

Xaron: Como podem ver na foto ao lado, eu criei um protótipo do motor de perendev baseando no que foi estudado até agora. Ao observarmos a imagem está bem clara por que os ímãs estão nas posições vistas, os ímãs do disco estão virados com a parte 1 pra fora (N ou S) e os ímãs de fora do disco estão com a parte 1 virada para o 1 (N ou S) e como sabemos, lados iguais não se juntam, então com base na teoria o disco iria girar, mas não girou!

Depois de uma bateria de testes eu cheguei a conclusão de que o disco não gira por falta de uma isolação nos ímãs, mais que isolação seria essa? infelizmente o ímã não tem um foco único, toda sua volta é magnetizada e por causa disso acaba surgindo "interferência magnética" desnecessária.

Se observarmos a foto abaixo, veremos que o projeto original trás ímãs bem moldados e com uma isolação magnética a sua volta:

Essa isolação é feita de um material muito simples e de fácil acesso, o aço! isso mesmo, o aço isola totalmente o campo magnético criando um foco no ímã, faça o teste, pegue um ímã e coloque em uma chapa de aço de alguns milímetros e veja se do outro lado é possível ter alguma força magnética, dependendo da espessura do aço é possível anular totalmente o campo magnético do ímã, e isso é muito importante, pois sem isolação você não tem nenhum resultado, pois a "interferência magnética" gera uma espécie de freio impossibilitando que os dois ímãs trabalhem em um ciclo correto.

Para explicar isso melhor vamos entender novamente como funciona o motor de perendev, o motor funciona com o trabalho da física do ímã de "expansão", isto é, os ímãs ficam em uma posição de forma que um empurre o outro e essa força de trabalho é aplicada em uma roda com "para-lamas" onde os ímãs por estarem presos vão fazer com que a roda gire, mais a roda não irá girar se existir interferência como você pode ver no exemplo da imagem abaixo:

Ao analisarmos a imagem acima é possível entender todo o segredo do motor de perendev, pois está totalmente claro como funciona o ímã e sua isolação magnética. Então por esse motivo nosso protótipo não funcionou, mais qual é a reação sem isolação do motor já pronto? simples, trava! o motor trava pois a "interferência magnética" cria um freio nas laterais e os ímãs acomodam na parte onde tem menos "interferência" gerando uma perda total de movimento, então nosso projeto simplesmente ficou igual a primeira foto acima, totalmente parado, mais isso é motivo de desanimo? claro que não, colocando uma pastilha de neodimio notamos que o disco da duas voltas leves mais logo para, então seria possível que criando uma isolação o disco gire perpetua-mente.

Próxima meta: A meta agora é conseguir mais neodimeos de forma que o disco fique todo preenchido e além de tudo conseguir projetar uma isolação de forma que os ímãs tenha um foco para trabalharem sem interferência magnética. Em breve mais novidades!

2 comentários:

Dimmi disse...

Estou aguardando as novidades e acompanhando.

Parece-me muito possível que este projeto vá para frente

Um abraço

Anônimo disse...

Eu sei a resposta, para transpor a resistencia do campo é preciso força que pode ser gerada por momentos de força maior em outros angulos, vou começar a desenvolver e te passo os resultados ok?